Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.
A ideia de Teocentrismo na Idade Média ganhou notoriedade quando se posicionou contrária à doutrina do Antropocentrismo e ao Humanismo Renascentista. O foco principal era valorizar o entendimento sagrado sobre o prazer humano ser considerado pecado e que o desejo divino estava acima de toda vontade e lógica humana.
O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.
A filosofia teocêntrica foi a base da cultura e modo de vida medieval. Na visão teocêntrica, o direito divino era considerado superior a qualquer tipo de crença ou racionalidade. Qualquer pensamento que não fosse baseado nos preceitos da Bíblia era considerado pecaminoso e incorreto.
O Antropocentrismo (do grego, anthropos "humano" e kentron "centro" que significa homem no centro) é um conceito, oposto ao Teocentrismo, que ressalta a importância do homem como um ser dotado de inteligência e, portanto, livre para realizar suas ações no mundo.
Alguns nomes mais conhecidos de renascentistas defensores do antropocentrismo são: Nicolau Maquiavel, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e René Descartes.
O Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino (religião) e os seres humanos medievo, onde haveria a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia. ... Dessa maneira, o catolicismo foi influenciando todas as estruturas da sociedade.
O teocentrismo compreende uma corrente de ideias, mas também pode ser considerada uma ideologia que afirma que a vida e todas as coisas relacionadas ao homem estão ligadas à ideia divina. ... Já o antropocentrismo afirma que o homem é dono de si e de suas ideias.
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. ... Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.