Está relacionada ao bom funcionamento do organismo, suas condições gerais e ocorrência de doenças. Uma pessoa com bom equilíbrio da saúde física é aquela que não está doente e cujo metabolismo funciona adequadamente. Genética, hábitos, ambiente e condições de trabalho também se relacionam com ela.
Não é à toa que é algo que todos os profissionais da área da saúde recomendam. O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
A saúde mental afeta os sistemas: imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo; endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de certos hormônios; nervoso, interferindo na produção de neurotoxinas (relacionadas a doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer), entre outros problemas.
Uma infância saudável, genética e condições de trabalho, são algumas das coisas que influenciam na saúde física. Segundo a OMS não existe uma definição oficial para saúde mental. Coisas como diferenças culturais, teorias concorrentes e julgamentos subjetivos afetam em como a saúde mental é definida.
Quais são os alimentos nutritivos mais vantajosos para a nossa saúde?
Para se ter uma vida saudável, é preciso muito mais do que apenas uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos! Segundo a Organização Mundial de Saúde – a OMS – definimos a saúde como o bem-estar mental, físico e social, muito mais do que apenas a ausência de doenças etc.
Reconhecer e manter um ambiente saudável pode trazer uma série de benefícios, incluindo positividade da força de trabalho, maior eficiência, retenção de funcionários, redução da rotatividade, diminuição da quantidade de faltas e aumento da produtividade.
Agravamento de doenças físicas O estresse, ansiedade, depressão, pânico, entre outros transtornos mentais, podem agravar os sintomas ou acelerar a progressão de muitas doenças físicas. Por isso, pessoas que apresentam condições de saúde graves, como diabetes, asma e hipertensão, devem cuidar ainda mais da saúde mental.