A maioria das técnicas que calculam a massa magra baseia-se na medida da água corporal total ( Total Body Water: TBW ) admitindo que o medidor seja repartido de maneira homogênea na água corporal. Existe efetivamente uma correlação estreita entre TBW e FFM: por termo médio, a massa magra contem um 73.2 % de água.
A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
-evitar o uso de medicação diurética no dia anterior ao exame; -não realizar atividade física pelo menos nas 12 horas que precedem o teste; -não ingerir bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína; -não estar gestante ou no período menstrual.
A Massa Magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias e a Massa Gorda é composta de gordura corporal. " Valor do exame R$ 80,00 - Aceitamos cartões de crédito e débito. Pacote promocional exame + consulta de nutrição: R$ 180,00.
Encontrando o TBW Este número nem sempre é fornecido pela fabricante nas especificações técnicas, mas pode ser encontrado facilmente via software. As próprias marcas têm seus programas para medição dos terabytes gravados, como é o caso de Samsung, SanDisk e Intel.
Qual é a gordura visceral ideal? Os valores ideais para a gordura visceral variam de acordo com sexo e faixa etária. Em linhas gerais, para os homens, esses índices devem se manter entre 16 e 20%, e para as mulheres, entre 20 e 24%.
O exame de bioimpedância pode ser realizado por profissionais de educação física, por médicos e nutricionistas. Realizado em clínicas especializadas, pode ter um certo custo a ser investido.