BL FEE ou LIBERAÇÃO DE BL: nada mais é do que a emissão do BL e a sua liberação ao consignatário, valor cobrado por documento. BUNKER FEE: esta taxa faz referência as variações do valor do combustível no modal marítimo, normalmente taxa fixa.
O BL deve constar as seguintes informações: A denominação da empresa emissora; O número de ordem do documento; ... A espécie e a quantidade ou peso da mercadoria, a quantidade e natureza dos volumes, bem como sinais externos dos mesmos (marcas e números);
O BL funciona como um contrato de transporte entre o transportador e o embarcador, sendo emitido após o embarque da carga que representa.
Dangerous Goods: Carga perigosa – por exemplo: explosivos, inflamáveis, corrosivos, etc, para cujo manuseio e transporte existe uma série de regulamentos internacionais.
O BL pode ser endossado de duas formas: em branco ou preto. Endossar o documento em branco indica que não há qualquer referência ao proprietário da mercadoria, enquanto endossar o BL em preto, indica expressa consignação do destinatário que se tornará proprietário da mercadoria.
O conhecimento de embarque, conhecimento de transporte ou bill of lading, é o documento mais importante da navegação e um dos mais importantes do comércio exterior. É um documento de emissão do armador, podendo ser assinado pelo comandante do navio, bem como pela agência marítima representante do armador, em seu nome.
Ele pode ser emitido em quantas vias originais forem desejadas e solicitadas pelo embarcador. Normalmente é emitido em três vias, devendo-se isto à existência, no transporte marítimo, de uma expressão denominada "jogo completo de conhecimento de embarque" (full set bill of lading).
O conhecimento de embarque marítimo (também conhecido pela abreviação B/L e original do inglês Bill of Lading) é um documento emitido pela empresa responsável pelo transporte marítimo, para terem o conhecimento sobre um carregamento de carga.