ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: "A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão". Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.
Lista de tipos de liberdade
Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal. Podemos escolher a liberdade e a vida eterna, seguindo Jesus Cristo. ... O direito de escolher o bem ou o mal e de agir por nós mesmos chama-se livre-arbítrio.
No dicionário a liberdade é explicada como: "Liberdade é, de maneira geral, a condição daquele que é livre. É capacidade de agir de si mesmo, autodeterminação, independência, autonomia." Explicação: Ou seja, a liberdade é o nome que damos quando nós podemos seguir os nossos rumos livremente.
A verdadeira vida encontra-se no além. A liberdade humana está no homem poder optar por viver ou não de acordo com as normas da moral, na virtude ou no vício. Para Aristóteles, a liberdade humana se opõe ao que é condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingência).
Para Santo Tomás a liberdade é característica essencial dos seres racionais: de Deus, dos anjos e dos homens. E a liberdade humana apresenta três níveis: a liberdade de escolha (livre arbítrio), a liberdade fundamental e a liberdade moral.
Aristóteles acreditava que a liberdade consistia numa harmoniosa integração do indivíduo numa sociedade em que a escravatura abrangia a maior parte dos homens. Já para Sartre constitui-se com verdades concretas e históricas sobre o homem. Afirma a liberdade e a realização do homem na decisão livre.
Um dos primeiros filósofos a aclarar o conceito de liberdade foi Sócrates (4 a.c.). Um dos seus maiores legados refere-se à frase: "conhece-te a ti mesmo". ... Para o filósofo, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio.