Superlativo absoluto analítico - é acompanhado por um advérbio. Exemplo: Ele é demasiadamente atencioso. Superlativo absoluto sintético - é acompanhado por um sufixo, geralmente -íssimo. Exemplo: Ele é atenciosíssimo.
São dois os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo. O grau superlativo absoluto pode ser analítico ou sintético. O grau superlativo analítico é formado a partir da anteposição de palavras como muito, extraordinariamente e extremamente, sendo assim, mais fácil de ser construído.
Um adjetivo no grau superlativo absoluto sintético caracteriza um ou mais seres atribuindo-lhes qualidades em grau muito elevado....O grau superlativo absoluto sintético é expresso através de uma só palavra, formada pelo adjetivo no grau normal mais um sufixo:
O grau superlativo dos adjetivosAdjetivoSuperlativo absoluto sintéticonotávelnotabilíssimopequenomínimopobrepaupérrimorespeitávelrespeitabilíssimo
1) O superlativo absoluto analítico é expresso por meio dos advérbios muito, extremamente, excepcionalmente, etc., antepostos ao adjetivo. ... A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.
Seria o caso de frases como: «Aquele homem rico é fanfarrão» ou «Ele é um homem rico». Nestes casos, o grau superlativo absoluto sintético desses adjectivos seria riquíssimo.
Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.
O superlativo absoluto sintético de ruim – tal como do adjetivo mau – é péssimo (cf.
Superlativo absoluto sintético - Conheça a flexão de 60 adjetivosGrau normalSuperlativosamávelamabilíssimoamigoamicíssimoantigoantiquíssimoatrozatrocíssimo