Sistema descentralizado utilizado mensalmente pelas Unidades Hospitalares para transcrição dos dados das Autorizações de Internações Hospitalares e envio dos dados às Secretarias de Saúde. Os dados transcritos no sistema SISAIH01 são importados para o sistema SIHD, onde são processados e validados.
O SIHD (Sistema de Informações Hospitalar Descentralizado) é, em resumo, um sistema informatizado que reúne em bases de dados diversas informações sobre atendimentos e procedimentos hospitalares. Esse sistema faz parte do Datasus – o Departamento de Informática do SUS (Sistema único de Saúde).
A Autorização de Internação Hospitalar, também conhecida como AIH, é um documento que serve para a identificação de um paciente e dos serviços prestados sob o regime de internação hospitalar. Para que, assim, forneça as informações necessárias para o gerenciamento do Sistema de Informação Hospitalar.
Acesse http://sihd.datasus.gov.br para acessar o site atual do SIHD2 / SIHDTS / SISAIH01.
O aplicativo SISAIH01 encontra-se no site sihd.datasus.gov.br para download/baixar, disponível para o público em geral.
A finalidade do AIH (Sistema SIHSUS) é a de transcrever todos os atendimentos que provenientes de internações hospitalares que foram FINANCIADAS PELO SUS, e após o processamento, gerarem relatórios para os gestores que lhes possibilitem fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde.
O BDAIH é um Banco com Dados Armazenados de cada Autorização de Internação Hospitalar (AIH) do Sistema Único de Saúde. Era uma das formas de disponibilizar os dados do Sistema de Internações Hospitalares (SIH-SUS). Contém a quantidade de AIHs apresentadas e valores efetivamente pagos por competência.