O spam (Sending and Posting Advertisement in Mass, na sigla em inglês que significa, envio e publicação de anúncios em massa) são mensagens eletrônicas que são enviadas ou postadas para muitas pessoas sem que elas tenham sido solicitadas em um curto espaço de tempo.
O que é spam? Spam são conteúdos enviados pelo remetente sem o consentimento do destinatário. Associados principalmente com e-mails – mas hoje também uma realidade em redes sociais, esses materiais consistem em mensagens de propaganda de bens e serviços, mas podem envolver práticas de phishing, usadas por criminosos.
Na prática, o SPAM é uma mensagem eletrônica que chega ao usuário sem a sua permissão ou sem seu desejo em recebê-lo. Geralmente são recebidas por e-mail, mas também podem circular pelas redes sociais ou comentários de blogs.
SPAM é o nome dado às mensagens indesejadas que chegam por e-mail, mensageiros como WhatsApp, redes sociais, áreas de comentários de blogs e por aí vai. A prática do SPAM é tão comum que é praticamente impossível evitar que você receba uma mensagem do tipo. Felizmente, algumas medidas simples podem amenizar o problema.
Todo mundo já recebeu algum tipo de mensagem spam pedindo detalhes pessoais ou vinculando o usuário a algum site obscuro no celular. O Google, de olho nisso, anunciou uma nova ferramenta para seu aplicativo Google Messages que vai verificar o SMS e destacará se é uma mensagem autêntica ou se pode ser um spam suspeito.
Como evitar o SPAM
A prática de SPAM consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas, em geral com o objetivo de fazer propaganda de produtos e serviços, mas também para aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos (ou malware).
O Instagram é uma das redes sociais mais rígidas quando se fala em SPAM. Eles podem banir o perfil de qualquer pessoa que comenta várias vezes ou que dá muitos likes em pouco tempo. Além disso, eles consideram SPAM quando alguém cria um perfil falso com fotos de outra pessoa ou quando há uso de hashtags em excesso.