1 Insurreição contra as autoridades constituídas; motim, revolta, tumulto popular. 2 Incitamento à desobediência ou à rebelião contra a autoridade legal. EXPRESSÕES Sedição militar : revolta dos subordinados contra os seus chefes militares ou contra a constituição política do país.
substantivo feminino Revolta; rebelião em massa contra uma autoridade estabelecida; crime contra a segurança de um país. [Por Extensão] Desordem; o que perturba a ordem pública. Etimologia (origem da palavra sedição).
Sob o nomem iuris de sedição, o Anteprojeto descreve o seguinte tipo penal: constituir ou tentar constituir grupo civil ou militar, ou dele participar, para o fim de promover, mediante violência ou grave ameaça, a alteração da estrutura do Estado democrático ou da ordem constitucional estabelecida.
A Revolta ou a Sedição de Juazeiro, foi um conflito popular ocorrido em 1914 durante a República Velha (1889-1930) na cidade de Juazeiro do Norte, no sertão do Cariri, Ceará. ... Nesse sentido, importante salientar a fusão que se estabeleceu entre o clero (igreja) e os fazendeiros do Ceará.
Motim é uma insurreição de grupos não homogêneos, organizada ou não, contra qualquer pessoa de um grupo ou autoridade instituída.
Significado de Pestilência Doença com um grande grau de mortandade, com número excessivo de mortes. [Figurado] Mau cheiro; cheiro desagradável; fedor, fedentina. Etimologia (origem da palavra pestilência).
A Revolta do Juazeiro aconteceu no sertão cearense em 1914, foi gerada pela intervenção do poder do governo federal na política dos estados e teve como símbolo o Padre Cícero. Durante a Primeira República, a política brasileira era comandada pelos grupos oligárquicos que detinham o poder em suas regiões.
A Sedição de Juazeiro é conhecido como um dos movimentos messiânicos que estabeleceram conflitos com o governo. Nesse contexto, também ficaram conhecidas as disputas de Canudos, na Bahia, em 1897, comandados pelo conselheiro religioso Antônio Conselheiro, e, também, a Guerra do Contestado, no sul do país, em 1912.