O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. ... O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.
Som: palavra que vem do latim sonus e significa literalmente a vibração de um corpo percebida pelos ouvidos, ou energia sob a forma de vibrações chamadas ondas sonoras. É a matéria prima da música. ... É a velocidade da onda sonora quem determina a altura ou afinação do som, e é a amplitude quem determina o volume do som.
O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).
Tudo o que vibra gera ondas sonoras. Um som apresenta as seguintes características: altura, intensidade, duração e timbre. INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos. É o grau de volume sonoro.
O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água. Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio.
Intensidade do som é a quantidade de energia que as ondas sonoras transferem, através de uma área, durante o intervalo de tempo de um segundo. Ela é usada para medir o fluxo de energia que é transportado por uma onda sonora.
De acordo com a teoria, o som é uma percepção sensorial e o ruído é o somatório de sons indesejáveis. É a marcação do tempo de uma música. Da mesma forma que o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.
Musica é a arte de misturar os sons . Já o som e o que se produz com instrumentos ex: guitarra, bateria , baixo , piano e etc...
O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo. O timbre é o formato da onda sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que resulta na produção de um som característico.
As ondas podem ter três naturezas distintas: mecânicas, eletromagnéticas e gravitacionais. As ondas podem propagar-se em uma, duas ou três direções do espaço, sendo classificadas, respectivamente, como ondas unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais.