Há duas versões para o significado do nome Butantã: "terra socada e muito dura" e "lugar de vento forte".
A instalação de Marcius Galan parte de uma das possíveis origens da palavra Morumbi, o tupi Mará-obi, que significa lugar de lutas, peleja oculta, cilada.
"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.
O curioso nome Sapopemba é proveniente do idioma Tupi. A junção das palavras indígenas sapo (raiz) + pema (para fora) remete seu significado às árvores da região, que têm raízes que se projetam para fora da terra, alcançando o próprio tronco.
Professor Pasquele explicou a grafia correta da palavra. O comentarista afirmou que a dúvida vem por causa da escrita do Instituto Butantan, em São Paulo, mas a grafia correta da língua portuguesa atual é com 'ã'. O nome do instituto é com 'n' no fim porque esse era o correto no tempo em que ele foi fundado, em 1901.
Topônimo. "Butantã" é um termo da língua geral paulista: significa "terra duríssima", através da junção de yby (terra, chão) e atã-atã (duríssimo).
O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura".
O nome em tupi quer dizer "rio do tamanduá verdadeiro". Suas nascentes estão no Parque Ecológico Gruta Santa Luzia no município de Mauá, na região da Serra do Mar e seu principal afluente era o Rio Anhangabaú.
TAMARATACA. Nome de um crustáceo do nosso litoral, semelhante a uma pequena lagosta. TAMÉM. Paremptose de também com síncope (também > tammém > tamém) .
Guarapiranga – Trata-se de uma palavra no idioma tupi-guarani que significa, literalmente, atoleiro de barro vermelho.