O conceito de situação econômica faz referência ao patrimônio da pessoa, empresa ou sociedade em seu conjunto, isto é, à quantidade de bens e ativos que possui e que lhes pertencem. ... Portanto, alguém pode ter uma boa situação econômica e má situação financeira, se não tem dinheiro suficiente para pagar suas dívidas.
4 dicas para avaliar a situação econômica e financeira da sua empresa
Lembrando: resultado econômico é o lucro ou prejuízo em termos de ativos, e resultado financeiro é quanto à disponibilidade momentânea de dinheiro. Você deve recorrer a uma assessoria contábil competente, e, ainda é interessante contar com um bom sistema de gestão financeira, que facilita e agiliza esse controle.
A situação econômica te mostra se seu negócio está dando lucro e o quanto você pode contar com isso, assim como cria um retrato firme de seu patrimônio, seus ativos e passivos. Já sua situação financeira diz respeito a sua Liquidez e seu Índice de Endividamento.
Todos esses são assuntos relacionados a consultoria financeira e estão diretamente ligados ao dinheiro, representando a variação de caixa e o seu saldo. Enquanto a situação econômica está ligada ao patrimônio e bens, a situação financeira está ligada ao valor em dinheiro disponível pela empresa ou alguém.
O que é situação financeira? Resumidamente, a situação financeira tem a ver com o balanço de caixa da empresa. Ou seja: a noção clara, transparente e precisa do quanto foi arrecadado, em determinado período, e as despesas realizadas no mesmo prazo monitorado.
Faça um diagnóstico da saúde financeira da empresa com estas 4 dicas
Analisando o demonstrativo contábil que apresenta o Resultado Econômico, ou seja, o DRE, é possível verificar se os produtos e serviços da organização são viáveis e se geram lucro suficiente para pagar custos e despesas (sem ter que levar em consideração quando as receitas entrarão efetivamente em caixa e quando os ...
Lucro econômico = Receita – Custos explícitos e custos implícitos (Custos de oportunidade).
O econômico traz informações sobre eficiência, por meio do lucro. A eficiência é apurada pelo Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). O financeiro considera as datas em que os recebimentos e pagamentos ocorreram.