O sistema de agendamento da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) tem como objetivo a distribuição adequada dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial.
A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) foi criada através do Decreto 56.061, de 2 de agosto de 2010.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, entendendo a Regulação como uma importante ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, criou a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), que une as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, propiciando o ajuste da ...
Para acesso ao Portal CROSS e necessário: Acesso à internet; Liberação do site www.cross.saude.sp.gov.br; Login e senha.
Na prática, quando um paciente SUS precisa ser transferido para outra unidade, o médico responsável pelo atendimento relata o caso em um sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Trata-se da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), um serviço coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde para promover a articulação e integração de centrais de urgência, internações, consultas e serviços de apoio diagnóstico terapêutico.
O CROSS não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso.
"A plataforma está disponível on-line às Unidades de Saúde no endereço http://www.cross.saude.sp.gov.br/ e contempla seis módulos de regulação: pré-hospitalar, urgências, leitos com e sem emissão de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ambulatorial e indicadores".
Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado.