1. [ Religião ] Qualidade do que é sinodal. 2. [ Religião ] Funcionamento ou organização que se baseia na realização de sínodos.
Um Estado secular ou laico é um conceito do secularismo onde o poder do Estado é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião.
Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho, bem como uma vocação própria a de procurar o Reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus, correspondendo assim ao chamamento à santidade e ao apostolado, dirigido a todos os batizados.
O que é Clero: O clero é um conjunto de religiosos, que podem pertencer a um determinado país, a um determinado culto etc. ... O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e são responsáveis pelos cultos.
Designa-se por poder temporal a influência de poder, tanto de governação como político, que exerce o Vaticano sobre as pessoas, em especial o poder do Vigário de Cristo - o Papa - em contraste com o seu poder espiritual sobre a Igreja Católica e outros grupos, também chamado de poder eterno.
O Império Bizantino, como tentativa de continuidade do Império Romano no Oriente, procurou desenvolver uma estrutura política que mesclasse o poder secular e o espiritual na figura do imperador. Esse tipo de política ficou conhecido como cesaropapismo.
O que é Leigo: Na Igreja Católica, leigos são os cristãos que não fazem parte do clero, ou seja, não são ordenados nem fazem parte da hierarquia eclesiástica, mas participam ativamente de atividades ligadas à Igreja.