O envolvimento das membranas sinoviais comumente leva a dor, rigidez e edema nas articulações acometidas (joelhos, tornozelos, punhos e cotovelos). A pele acima das áreas afetadas possui aspecto brilhante, podendo estar edemaciada e com temperatura aumentada.
As osteoartropatias são processos degenerativos crônicos . O importante é estabilizar a articulação acometida, o uso de calçados anatomicamente adequados, obtendo uma melhora da marcha. Com essas alternativas, podemos ter uma proposta terapêutica mais amena em medicamentos como anti-inflamatórios.
O significado de artropatia é uma patologia na articulação, referindo-se a problemas ou doenças articulares. As doenças reumatológicas são as responsáveis pela artropatia.
A osteoartropatia hipertrófica primária (OAH) ou paquidermoperiostose é uma síndrome caracterizada por baqueteamen- to digital, neoformação óssea no periósteo (em 97% dos casos), especialmente nas diáfises distais dos ossos longos (antebra- ço e perna), fácies de aspecto áspero, com pele grosseira, enrugada e oleosa na ...
(Artrite degenerativa; doença articular degenerativa; osteoartrose) A osteoartrite é uma doença crônica que danifica a cartilagem e os tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda da função.
Espondilose degenerativa lombar é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da unidade funcional da coluna, associadas a síndromes clínicas, como doença degenerativa discal (DDD), dor discogênica, osteoartrite facetária ou instabilidade segmentar.
A osteoartropatia hipertrófica (OH) trata-se de uma alteração sistêmica que afeta os ossos, articulações e tecidos moles, sendo, comumente, decorrente de outra desordem (secundária), na maior parte das vezes, intratorácica.
Processo degenerativo significa desgaste das articulações, normalmente relacionado a artrose. Não tem nenhuma relação com câncer.
A artropatia hemofílica do joelho é uma complicação incapacitante da hemofilia moderada e grave, caracterizada pela presença de sinovite, destruição da cartilagem articular e fibrose das estruturas periarticulares, decorrentes dos episódios de hemartroses repetidas.
A artrose acromioclavicular é uma degeneração crônica da articulação acromioclavicular, uma das quatro articulações que atuam juntas no complexo sistema que constitui o ombro. Diversas práticas esportivas e atividades profissionais podem causar lesões, dores e, às vezes, instabilidade da articulação acromioclavicular.