A expressão "silhueta cardíaca" remete para o tamanho ou forma do coração verificado em um raio x. O aumento da silhueta cardíaca pode ser detetado através de alguns exames e muitas vezes é um sintoma de alguma doença.
O índice cardiotorácico é um exame radiológico para avaliação aproximada do aumento da silhueta cardíaca. É a razão entre o diâmetro cardíaco máximo transversal e o diâmetro da caixa torácica em inspiração profunda.
ICT quer dizer índice cardiotorácico que mede o tamanho do coração em relação ao tamanho do tórax. Se a radiografia de tórax mostrou coração aumentado de tamanho, deve-se prosseguir com investigação com exames mais específicos. Consulte um cardiologista.
O sistema VHS (vertebral heart size) é util porque permite avaliar, objetivamente, os limites da silhueta cardíaca, auxiliando na avaliação de cardiomegalia e documentando alterações do tamanho cardíaco em resposta ao tratamento ou à progressão da doença.
A região do corpo com maior medida é a barriga e a cintura. Mas o arredondamento do formato pode ocorrer na região do estômago, que se destaca, enquanto os ombros e o quadril tem menores medidas. Confira como valorizar os pontos positivos da sua silhueta.
qual exame detecta a cardiomegalia? A Cardiomegalia (aumento do tamanho das camaras cardíacas) pode ser visualizada no RX de tórax ou ecocardiograma. A tomografia cardíaca e Ressonância magnética também são capazes de identificar aumento na área cardíaca.
Área cardíaca dentro dos limites da normalidade significa que não houve aumento do tamanho do coração, algo associado geralmente a insuficiência cardíaca.
Tradicionalmente, o índice cardiotorácico (ICT), tem sido utilizado para se estimar a área cardíaca. Esta pode ser obtida comparando-se o diâmetro transverso do coração com o diâmetro transverso máximo do tórax.