Para entender o que é anamnese precisamos compreender que o termo é oriundo da palavra grega "anamnésis" e pode ser definido como uma espécie de lembrança ou recordação de algo. No contexto clínico, se refere à manifestação de sintomas de um sujeito.
A anamnese é uma entrevista conduzida pelo médico em consultório com o objetivo de identificar os sintomas do paciente e chegar ao diagnóstico de uma doença. À medida que contribui para encontrar o método que seja mais eficaz para o seu paciente, é a base para o diagnóstico, por essa razão ela é tão importante!
Resumidamente, a ficha anamnese funciona como uma entrevista com o cliente. O objetivo é obter informações essenciais sobre ele relacionadas à sua saúde, seus hábitos e o seu objetivo com o procedimento estético. Com a ficha completa, é possível propor o melhor tratamento e aumentar as chances de sucesso.
Sendo elas: identificação, Queixa Principal, História da doença atual, História Patológica Pregressa, História Familiar e História Social. Ao padronizar e organizar a sua anamnese de acordo com essas etapas você permitirá que outros profissionais, que também cuidarão desse paciente, consigam compreender a sua anamnese.
Anamnese
A anamnese é caracterizada por ser o "exame subjetivo" que um profissional de saúde realiza com seus pacientes, consistindo basicamente, por ser a entrevista conduzida pelos profissionais médicos ou de enfermagem durante uma consulta.
Veja como fazer anamnese de forma adequada em 4 passos
A avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do Profissional de Educação Física. Através dela é possível reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos e desportivos.
A anamnese nada mais é do que uma entrevista feita para que o profissional conheça o cliente. Por isso, deve ser o primeiro procedimento feito na clínica de estética. É através dela que você diagnosticará o quadro apresentado e poderá indicar o tratamento mais correto para as necessidades individuais.
Uma boa Ficha de Anamnese deve conter: