Ter consciência do corpo significa sermos capazes de o sentir, de o ouvir (às vezes reclama), aceder às nossas emoções através dele, perceber zonas de tensão e vivências de prazer.
No ser humano o corpo, também chamado sôma (do grego transliterado sôma), é considerado como o organismo material, abstraído de suas funções psíquicas (donde provém o conceito de somatização de algumas doenças), e, em biologia, engloba o conjunto dos tecidos vivos que perpetuam a espécie e a mantém viva.
1. Corpo humano. Conjunto da estrutura óssea e muscular que comporta o organismo humano. É o responsável também por manter a vida humana, juntamente com todas as outras funções vitais que o corpo humano desempenha.
A palavra corpo teve sua origem: do sânscrito garbhas que significa embrião; do grego karpós que significa fruto, semente, envoltura e, por último; do latim corpus que significa tecido de membros, envoltura da alma, embrião do espírito.
Pode acontecer, ainda, que ambos operem simultaneamente e, nesse caso, a diferença entre ter e ser um corpo é simplesmente uma questão de ênfase. Ao mesmo tempo, essa autopercepção a partir da primeira pessoa é sempre um processo de observação e de autorregulação. O ato de observar interfere no que é observado.
O CORPO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA O corpo é central não só na esfera da Educação Física, mas no contexto das mais variadas ciências e campos epistemológicos, pois o existir humano se dá através do corpo – o corpo é o meio pelo qual nos utilizamos para experimentar o mundo, para existir no mundo.
As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
Significado de Corporal adjetivo Que diz respeito ao corpo; característico ou que pertence ao corpo: gesto corporal. Que contém corpo ou pode afetá-lo: punição corporal. [Figurado] Que é formado pela matéria; que é material; que possui corporalidade. substantivo masculino Liturgia.
parte central de algo; parte principal ou mais volumosa de um organismo, órgão, objeto, edifício, etc.
1 PELE: A FRONTEIRA DO CORPO A HOMEOSTASE SÓ É POSSÍVEL PORQUE EXISTE UMA BARREIRA QUE SEPARA O ORGANISMO DO AMBIENTE E QUE AJUDA A MANTER SEU ISOLAMENTO: A PELE.