Psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana ou psicologia complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung. Ela enfatiza a importância da psique, do inconsciente, dos arquétipos e do processo de individuação.
A terapia de orientação junguiana, baseada nas ideias de Carl G. Jung e pós junguianos, tem como principal objetivo auxiliar o indivíduo a resgatar aquilo que é a sua essência, ou seja, viver de acordo com aquilo que ele realmente é.
A psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica, é a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung. Essa vertenteda psicologia busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.
O que é ser um analista junguiano? O processo de se tornar um analista junguiano envolve basicamente um encontro consigo mesmo, um olhar para seu próprio mundo interior. Sua característica principal: é um processo simbólico, mítico e não apenas literal em suas dimensões externas.
De acordo com a Associação Junguiana do Brasil, não há um tempo padrão para o tratamento, mas é comum que os pacientes permaneçam de dois a três anos em análise.
Neste contexto, a psicologia analítica busca entender o que está ocorrendo no inconsciente do indivíduo e promover a sua conscientização. Tal análise acontece por meio do autoconhecimento e pela avaliação das habilidades, visando sempre o desenvolvimento do potencial do indivíduo.
Para se conseguir obter esta formação é necessário preencher algumas qualificações: ter formação universitária em Medicina ou Psicologia; conhecimento de psicopatologia e psicodiagnóstico, realizados em estudo formal e experiência clínica; ter feito ou estar em análise individual de linha Junguiana.
O Tratamento. Se o terapeuta procurado é um seguidor da abordagem junguiana, o primeiro passo é o acolhimento. Nesse momento, o cliente descreve suas queixas e o profissional explica a proposta do tratamento e de sua abordagem para o caso. Os dois fazem um acordo para o início das sessões.
Este estudo teve como objetivo fazer uma pesquisa para verificar quem são, como trabalham e o que pensam, acerca de sua prática clínica, os terapeutas de abordagem junguiana brasileiros. ... Foi criado um questionário com 19 questões de múltipla escolha, através de um aplicativo de pesquisas chamado "SurveyMonkey"®.