Elitista é, portanto, o sistema embasado no favorecimento de minorias, normalmente constituídas por membros da aristocracia ou de uma oligarquia, estabelecida na Educação e bons costumes, segundo Platão e Aristóteles.
Assim, de modo geral, o termo 'elite' designa um grupo dominante na sociedade ou um grupo localizado em uma camada hierárquica superior, em uma dada estratificação social.
A educação superior brasileira, apesar de um longo processo de expan- são, continua sendo marcadamente elitista e privatizada. Para compreender esse processo de elitização é preciso partir da desigualdade social como uma dimensão estruturante da formação do Brasil, desde o seu "descobri- mento", em 1500.
A elite mineradora era composta por portugueses, que exploravam totalmente o Brasil, mandando todo o ouro para Portugal. Fazia uma coerção em cima dos mineradores, que eram obrigados a entregar o ouro para as elites, que ficavam com a riqueza.
O Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social.
brancos, mestiços, índios e negros.
Ainda no século XIX, os emigrantes europeus começaram a chegar ao Brasil. Primeiro suíços, depois alemães, italianos, espanhóis e portugueses.
Essas relações também eram estabelecidas e fortalecidas através dos casamentos, onde as famílias dos primeiros colonizadores casavam suas filhas com filhos de outras famílias que chegaram para povoar o Rio de Janeiro no início da colonização, criando assim a elite local e nobreza da terra.