Emendas populares defendiam a criação de mais estados na época da Constituinte, mas nem todos os projetos foram para frente.
Constituição Federal - 109ª Emenda - Separata (2021)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 103, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2019 Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias.
Os pontos principais da PEC 18/2019, são: As mulheres poderão se aposentar com 62 anos de idade. Os homens, com 65 anos; ... - a idade mínima para os professores com tempo de efetivo exercício na função do magistério no ensino infantil, fundamental ou médio será de 51 anos para as mulheres e 56 anos para os homens.
Foram apresentadas 122 emendas populares, das quais 83 cumpriram os requisitos regimentais. Várias das emendas foram aprovadas no texto da Constituição, como a que prevê os mecanismos de democracia direta: iniciativa popular de lei, plebiscito e referendo.
O processo constituinte possibilitou a participação da população brasileira por meio da apresentação de emendas populares, iniciativa inédita na história do país. A sociedade civil fez uso desse instrumento e apresentou proposições que foram contempladas de certo modo no texto constitucional.
Atualmente são 106 as emendas, sendo a última datada de 20 com o objetivo de "instituir regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente de pandemia".. Além das emendas constitucionais regulares, a Constituição, no art.
A Constituição brasileira já sofreu 116 reformas em seu texto original, sendo 108 emendas constitucionais tendo a última sido promulgada no dia 27 de agosto de 2020 e seis emendas de revisão constitucional e dois tratados internacionais aprovado de forma equivalente.
A Emenda Constitucional 103/2019 também trouxe outras alterações estabelecendo percentuais de cota familiar para o recebimento da pensão por morte a partir da entrada em vigor da referida emenda, resguardado o direito adquirido aos segurados antes da entrada em vigor, nos termos do art.
O principal elemento da Reforma Previdenciária brasileira consiste na fixação de idade mínima para a obtenção das aposentadorias (65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres), bem como a adoção de maior rigidez na metodologia de cálculo do valor dos benefícios previdenciários – que passam a considerar toda a vida ...