Axial é um adjetivo de dois gêneros que qualifica algo relativo ao eixo ou que tem forma de eixo.
Uma força axial é qualquer força que atua diretamente no eixo central de um objeto. Essas forças são tipicamente força de alongamento ou força de compressão, dependendo da direção. Além disso, quando a carga de força está nivelada no centro geométrico da forma, é concêntrica e, quando desigual, é excêntrica.
Força segundo o eixo longitudinal de uma barra. A força axial pode ser de tracção ou compressão, conforme se esteja a "puxar" os extremos da barra (traccionar), ou a "empurrar" os extremos da barra (comprimir).
A compressão ocorre quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o interior da peça. Por exemplo, uma pequena chapa de aço engastada em uma morsa, sendo gradativamente comprimida pelos dois engastes, estará recebendo forças com direções opostas, porém, apontando para seu interior.
O rolamento radial, é projetado para suportar cargas que exercem força na direção perpendicular ao eixo (ou, direção de seu raio). Já no rolamento axial, a carga é exercida na mesma direção do eixo. Chamada de carga axial ou carga de impulso.
Desvio radial do eixo é uma medida do deslocamento radial da superfície do eixo quando o eixo gira. ... O desvio radial do eixo é geralmente usado para indicar desgaste nos rolamentos de acionamento.
A folga axial é quando movimentamos o virabrequim para dentro e para fora, enquanto a folga radial é quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo, buscando folga de bronzinas ou mancais.
Rolamento axial de agulhas Esse tipo de rolamento axial é fabricado com uma gaiola que permite a adição de vários rolos de agulha aos rolamentos. Assim, garante suporte a altas cargas axiais. Devido ao pequeno diâmetro desse tipo de rolo, rolamentos axiais de agulhas ocupam pouquíssimo espaço sobre o eixo.