Secções transversais são cortes bidimensionais e axiais das estruturas anatômicas do corpo vistas em planos transversais. Elas são obtidas por cortes imaginários, perpendiculares ao eixo principal dos órgãos, vasos, nervos, ossos, tecidos moles ou até mesmo de todo o corpo humano.
A compreensão desses movimentos em relação ao plano e ao eixo que são encontrados é de grande importância para médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, técnicos de esportes, treinadores, coreógrafos, bailarinos e outros profissionais da área da saúde; devido formar a base na elaboração de um programa de atividades ...
O plano anatômico têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas estruturas.
A posição ortostática deriva da palavra "ortostatismo", que significa ficar em pé. Ou seja, posição ortostática significa a posição em que um indivíduo encontra-se ereto, sobre seus pés, com os braços estendidos paralelos ao corpo.
O coração está localizado no compartimento central da cavidade torácica, espaço conhecido como mediastino. Localiza-se especificamente no mediastino médio. A posição do coração é oblíqua, estando posicionado mais à esquerda (dois terços) do que à direita (um terço).
O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. Divide o corpo nas porções esquerda e direita. O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas). O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)
- Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça. - Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.