O que são políticas organizacionais? São o conjunto de diretrizes que definem o modo de agir da organização. Por que é necessário que elas sejam definidas? Para que sejam cultivados comportamentos que estejam alinhados com a direção estratégica da empresa, fortalecendo a cultura organizacional naturalmente.
Em suma, as políticas organizacionais vêm sendo investigadas de acordo com diferentes perspectivas, manifestando-se por meio de comportamentos que desencadeiam jogos políticos entre indivíduos ou grupos que disputam a primazia dos seus interesses na organização.
As Políticas Organizacionais são guias orientadoras que balizam as ações para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização. São orientações formais que facilitam e servem de base para a tomada de decisões em qualquer nível dentro da organização.
Para a estruturação da política a sua empresa deve seguir alguns Critérios, como: Seguir o Contexto da organização – a política deve ser apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoiar o direcionamento estratégico.
Os valores organizacionais são crenças e atitudes importantes para se aplicar ao negócio, com o objetivo de conectar a cultura organizacional aos processos internos e, assim, atrair cada vez mais talentos alinhados com os objetivos da empresa, além de reter aqueles que já atuam nela.
Entre os Símbolos mais importantes encontram-se os rituais. Deles fazem parte, por exemplo, todos os tipos de reuniões, festas, celebrações e encontros com colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas. ... Dois outros Símbolos contagiam positiva ou negativamente a Cultura: orçamento e alocação de tempo da Liderança.
2.1.6 Política – o poder em ação Políticas organizacionais são aquelas atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas influenciam, ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela (ROBBINS, 2002).
As políticas da organização nada mais são do que o conjunto de regras estabelecidas para que as funções sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados. Constituem orientação administrativa para impedir que os colaboradores desempenhem funções indesejáveis ou ponham em risco o sucesso de funções específicas.
Política (do Grego: πολιτικός / politikos, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados.