Rmr(c) é a razão entre o comprimento de sustentação do perfil de rugosidade a um dado nível de corte c, Ml(c), e o comprimento de avaliação, (ISO 4287).
A rugosidade pode ser medida mecânica ou opticamente, dividindo-se a região medida (lm) em cinco subregiões (le) e calculando um linha média para o perfil, para a qual a área dos picos acima e abaixo da linha é igual.
Conceito É o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos como o rugosímetro.
Rugosidade é uma medida das variações do relevo que pode ser dada de uma superfície. Representa um dos estados de superfície devendo estar indicada em desenho técnico (ISO 1302). Os valores de rugosidade média (Ra) em função da operação ou processo de fabrico constam em diversas tabelas, variando entre 0.012 e 50 μm.
Nas tubulações novas, a rugosidade relativa variou de 5,416 E-05±0,834 E-5 a 6,125 E-4±0,756 E-4. Já para as usadas, ela se alterou de 4,853 E-04±3,221 E-4 a 1,056 E-03±0,419 E-3.
O parâmetro Ra é utilizado, quando for necessário o controle de rugosidade continuamente nas linhas de produção, devido à sua facilidade de obtenção. Nos casos de superfícies onde o acabamento apresenta os sulcos de usinagem bem orientados (torneamento, fresagem, etc.).
Por que medir a rugosidade? A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos. Ela pode influenciar na qualidade do deslizamento, resistência ao desgaste, resistência a corrosão, vedação e até mesmo na aparência estética de um componente.
A rugosidade é determinada em qualquer superfície que apresenta em seu processo de fabricação uma operação de remoção de material, seja serrar, limar, plainar, furar e etc., além dos processos de conformação, como laminação, extrusão, estampagem e demais.