Deus que era filho de Brama, pertencendo à casta sacerdotal das divindades. É também uma designação genérica da galeria dos semi-deuses. Era uma das manifestações inferiores de Shiva, mas num plano mais construtivo, já que o seu nome reporta para o conceito de "benfeitor", "benfazejo".
Agni é o deus hindu do fogo. Para a mitologia hindu, o hinduísmo, essa divindade está presente no coração de todos os seres humanos, representando a chama da vida. Ainda segundo a mitologia, todas as estrelas são consequência das chamas que saem de Agni. A própria palavra Agni, em sânscrito, significa fogo.
A dança de Shiva é a dança da matéria subatômica e como na mitologia hindu, trata-se de uma contínua dança de criação e evolução, destruição e renascimento, envolvendo a totalidade do cosmos e constituindo a base de todos os fenômenos naturais.
Sem dúvida, um dos materiais mais utilizados na confecção dos japamalas tradicionais são as famosas sementes de rudraksha. Em sânscrito, o termo 'rudraksha' simboliza Shiva, uma das divindades mais veneradas do hinduísmo. Rudra significa Senhor Shiva e Aksha significa lágrimas.
Propriedades medicinais da semente de rudraksha Pesquisas científicas da medicina indiana defendem que a semente de rudraksha possui propriedades elétricas e magnéticas e que, quando usadas contra a pele, especialmente sobre o coração, age na rede neural humana de diversas maneiras benéficas.
O principal símbolo visual do hinduísmo é o Om ou Aum, o som primordial. Utilizado nas vocalizações, meditações e mantras, é formado por três letras em sânscrito e combinadas fazem o som de om ou aum. O Om representa a divindade da criação, Brahma.
Há quatro principais preceitos da religião, que distinguem as metas para a vida de um hinduísta: o dharma, que significa viver de maneira correta de acordo com a casta; artha, almejar ganhos materiais por meios legais; kama, buscar o prazer físico por meio dos sentidos; e moksha, alcançar a iluminação e se libertar da ...
A mitologia hindu é uma das práticas religiosas mais antigas da história, e está fundada nos livros sagrados dos Vedas. É uma religião indiana datada de 1500 a.c, e possui 3 deuses importantes do hinduísmo: Brahma, Shiva e Vishnu.