É um acessório de rosca paralela que usa um anel de vedação colado para fazer a vedação. Esse anel de vedação é encaixado entre um ombro no acessório macho e a face do acessório fêmea e é apertado no lugar.
Quando falamos em rosca BSP para tubulação temos que ter em mente o seguinte: a rosca externa (do tubo) é cônica; a rosca interna (conexão) é paralela. A menos que esteja especificado de outra forma, é assim que deve ser, é assim que o mercado oferece.
BSPP (British Standard Pipe Parallel) é o mais popular no Reino Unido, Europa, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. É um encaixe de rosca paralela, que utiliza um anel de vedação para fazer a selagem. Este anel de vedação é prensado no meio do encaixe macho e a face do encaixe fêmea e é espremido no local.
A rosca BSP, por exemplo, no que se refere à anatomia, ao contrário da NPT, é paralela e pode ser rosqueada até o final da área desenvolvida durante sua fabricação. Em contrapartida, a rosca NPT, também chamada rosca cônica, é mais usada em conexões de tubulações de água, gás etc.
Qual é a diferença entre BSP e BSPP? BSP é um padrão técnico da British Standard Pipe, conexão BSP incluindo dois tipos de roscas, é BSPP que é reto ou paralelo; outro é o BSPT, que é cônico. O passo da rosca e o ângulo da rosca são os mesmos 55 graus. BSP e BSPP não são a mesma coisa.
O sistema de rosca métrico é identificado pelo passo de rosca, ou seja, pela distância entre os filetes de rosca. Exemplo 1: um parafuso M8 rosca grossa (MA) possui um passo de rosca de 1,25 mm. Ou seja, entre um filete e outro há uma distância de 1,25 mm.
Nos três sistemas, as roscas são fabricadas em dois padrões: normal e fina. A rosca normal tem menor número de filetes por polegada que a rosca fina. No sistema whitworth, a rosca normal é caracterizada pela sigla BSW (british standard whitworth – padrão britânico para roscas normais).
3.2- Rosca NPT São medidas em polegadas, sendo os tamanhos mais comuns na pneumática 1/8, 1/4, 1/2 e 1 polegadas. A rosca NPT e NPTF são praticamente idênticas. Os dois tipos de rosca têm o mesmo passo e especificações. Tem somente uma diferença sutil no diâmetro da crista da rosca.
A rosca BSP é mais utilizada (e recomendada) em instalações residenciais. Sua sigla é a abreviação de British standard pipe. As normas para rosca BSP são: ISO 7/1; NBR ISO 7.1 (que substituiu a NBR 6414).