O que é RNM (ANTIGA RNE)? Esta certidão foi criada para substituir a antiga Carteira de Identidade Estrangeira (CIE) a partir da aprovação da nova Lei de Migração (Lei 13.445), em maio de 2017. ... Antes conhecido como Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), ele passou a ser chamado por Registro Nacional Migratório (RNM).
Hoje o registro dos estrangeiros e a emissão dos respectivos documentos de identificação são de responsabilidade da Polícia Federal.
Para solicitar o RNE o primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal, acessar a página do departamento de Regularização para Estrangeiro além de preencher o formulário eletrônico, após, finalmente salvar e imprimir o formulário.
CRNM é a carteira de Registro Nacional Migratório, obrigatório para todos os migrantes seja com visto temporário e, sobretudo, para quem deseja morar no País.
Quem tem direito ao RNE – De acordo com o site oficial da Polícia Federal (PF), o documento de identidade de estrangeiro, RNE-CRNM, é destinado a estrangeiros que ainda não possuem uma autorização de residência no Brasil. Portanto, esse documento será uma identificação obrigatória, como, por exemplo, o RG.
Para saber qual o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação qual a sigla que acompanha o Estado (UF). Se a Carteira de Identidade foi tirada na Polícia Civil (situação mais frequente), então o órgão expedidor será PC – (sigla do estado).
Como Tirar RNE ou Identidade de Estrangeiro? Para solicitar o RNE o primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal, acessar a página do departamento de Regularização para Estrangeiro além de preencher o formulário eletrônico, após, finalmente salvar e imprimir o formulário.