O conector RJ45 é o nome popular do plugue 8P8C. Ele recebe esse nome por possuir oito fios no total. Há pelo menos 20 anos, o RJ45 é o modelo padrão e universal para conexões Ethernet, ou seja, qualquer rede de internet.
Como os cabos Ethernet têm um conector RJ45 em cada extremidade, os cabos Ethernet também são chamados de cabos RJ45. O "RJ" no RJ45 significa "jack registrado", pois é uma interface de rede padronizada. O "45" refere-se simplesmente ao número do padrão da interface.
O RJ45 (Registered Jack 45) é um dos principais conectores utilizado nas placas de rede Ethernet, por isso é chamado por muitos de porta Ethernet e nas placas mãe de computadores também é comum encontrar este tipo de conector.
O RJ11 (Registered Jack) é um conector utilizado em terminação de fios de telefone. ... Nas tomadas RJ11 o local de encaixe para o cabo do telefone tem o mesmo formato de uma tomada de rede RJ45, a diferença é que usa menos cabos e sua entrada para conexão é menor.
Todo cabo de rede utiliza um conector. O cabo coaxial, por exemplo, utiliza um conector chamado de BNC, já os cabos de par trançado utilizam um conector chamado de RJ-45: Este conector possui oito pinos, um para cada fio.
Conexão
RJ45S, abreviação de "Registered Jack 45S", é a denominação de uma interface, e não de um conector. A definição de uma interface elétrica inclui, além do conector, a aplicação, a configuração dos fios, etc.
Estes dois contatos centrais são usados para a linha telefônica. Este é o padrão de rede que permite a conexão com a Internet. Este tipo de cabo tem 8 pinos de conexão elétrica. Também é chamado de cabo ETHERNET ou conector 8P8C (8 posições e 8 contatos elétricos).
O par de cabos utilizados para transmissão de dados no padrão T568A são os cabos utilizados para receber os dados no padrão T568B e o par de cabos que recebem dados no padrão T568A transmitem no outro. "Tudo bem, a diferença entre esses dois padrões são os pinos utilizados para transmissão e recepção de dados.
A letra "e" ao lado de Cat5 vem do inglês enhanced (aprimorado). Na sua versão atualizada, o cabo ganhou novos padrões de certificação para causar menos interferência e perda de sinal. Por isso, um Cat5e consegue melhor desempenho em instalações próximas aos 100 metros permitidos quando comparacdo com o Cat5.