verbo transitivo direto e pronominal Descrever algo relacionando uma coisa com outra: relativizar um assunto. Não admitir nem tomar algo como absoluto, completo, restrito: relativizar um problema; as questões se relativizaram com a nova teoria.
Defende a tese de que os valores humanos se modifica de acordo com o tempo e o lugar e que, por consequência da inexistência de valores absolutos, o direito é mutável.
Relativo é um adjetivo usado para caracterizar algo como relacionado de outra coisa, demonstrando que há uma relação ou referência entre ambos. Quando se diz que determinada situação é relativa de outra, por exemplo, quer dizer que a primeira está ligada a segunda, sendo uma consequência ou desencadeadora desta.
O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como "superior" ou "inferior". Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.
O relativismo, enquanto posição filosófica, defende que o conhecimento é relativo ao sujeito que conhece ou a um ponto de vista. O corolário do relativismo cognitivo é a suposição ontológica de que a realidade não existe em si mesma, independentemente de um ponto de vista sobre ela.
Descatastrofizar alguns problemas é relativamente simples, ainda que requeira esforço: bastar-nos-á questionarmo-nos acerca da (real) importância de cada acontecimento. Experimente perguntar "Isto é algo de que eu preciso ou é algo que eu desejo?" – a diferença é determinante.
Relativização. Os direitos fundamentais por serem normas principiológicas, constituem a base e a essencialidade para qualquer Constituição, uma vez que seus preceitos guiam a elaboração das demais normas de forma a garantir o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à fraternidade e a dignidade humana.
Significado de Visa Visa vem do verbo visar. O mesmo que: tende, mira, atira, dispara, olha, pretende.
A Teoria da Relatividade afirma que tempo e espaço são relativos, ou seja, não devem ser considerados absolutos, pois podem variar individualmente, de acordo com vários fatores.