Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
adjetivo Que foi alvo de rateio; que se dividiu proporcionalmente: lucro rateado. Que foi repartido através de rateio; distribuído de modo proporcional entre todos. Etimologia (origem da palavra rateado). Part. de ratear.
Rateio é a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o determinado valor. Quatidade de matéria-prima consumida pelos produtos, deve-se fazer um rateio.
ra·te·ar ar.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).
Afinal, cada item possui o seu custo (além dos indiretos) que devem ser observados para estabelecer o preço real do produto. O rateio, assim, é uma ferramenta importante para garantir a cobertura de todas as despesas referentes à produção.
Rateio de concursos é quando uma pessoa adquire um curso online para concursos públicos de forma legal e passa a revendê-lo para terceiros, sem autorização e sem repassar os lucros para os autores, o que torna a prática ilícita.
Que foi repartido: 1 repartidos, divididos, separados, compartilhados, subdivididos. Que tomou parte em algo: 2 associados.
Grupo de 15 pessoas foi flagrado, na na noite desta sexta-feira (13), fazendo espécie de "consórcio de maconha". Dois foram presos em flagrante fazendo o rateio da droga. ... O tipo de entorpecente apreendido é chamado de maconha em "bucha", ou ainda "camarão", por ser ter menos processamento, sem ser prensada.
Lei 11.343/06, Art. 33, 3º Oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuízo das penas previstas no art. 28.