Trata-se de um mecanismo que redistribui pelo planeta o calor proveniente do sol, sendo contudo passível de alterações, numa métrica temporal de milénios, quando por efeito de variações na órbita da Terra em torno do Sol, ou na inclinação do seu eixo de rotação, ou por cíclicos fatores climáticos como glaciações.
Os ecossistemas marinhos e costeiros desempenham um papel fundamental na regulação do clima e na atenuação dos impactos das mudanças climáticas.
A maior parte da radiação solar absorvida pelos oceanos é liberada para a atmosfera em forma de vapor d'água, que se transforma em umidade. Essa umidade, por sua vez, transforma-se em nuvens que se precipitam, dando origem às chuvas.
A água é uma substância essencial para a existência e a sustentação da vida no planeta Terra. ... O grande volume e a alta capacidade térmica da água fazem do oceano o regulador do sistema climático, reduzindo as diferenças de temperatura e criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra.
A atmosfera e a hidrosfera são os principais reguladores do clima do planeta. Sem as duas, as mudanças de temperatura seriam muito bruscas: à noite despencaria para 150°C negativos e de dia ficaria acima de 100°C, dificultando a vida na Terra.
Resposta: Pode absorver as grandes quantidades de calor que impendido interferências no metabolismo, graças as pontes de hidrogênio que mantém as moléculas unidas, pois a água tem uma das principais funções no organismo, que é a manutenção da temperatura.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que habitam o planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
A água, o principal componente dos oceanos, tem características físico-químicas que favorecem a absorção e a liberação lenta de calor. Como consequência, ela evita que as temperaturas subam muito durante o dia ou baixem demais a noite.
A atmosfera da Terra é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor (a radiação infravermelha térmica), emitido pela superfície aquecida da Terra. Esta propriedade é conhecida como efeito estufa.
Os três atributos climáticos mais importantes são temperatura (correspondente à intensidade de calor existente na atmosfera), umidade (medida pela quantidade de vapor d'água presente na atmosfera, que resulta da evapotranspiração – evaporação da água dos corpos hídricos superficiais da Terra, somada à transpiração das ...