O BRT (em inglês: Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte público que possui alta capacidade de realizar um serviço rápido e eficiente.
BRT (Bus Rapid Transit) é um corredor de ônibus de alta capacidade que pode proporcionar um serviço rápido, confortável e de alto custo-benefício, com capacidade equivalente aos sistemas de metrô.
Visando melhorar o transporte coletivo, permitindo aos cidadãos se deslocarem com mais rapidez, conforto e segurança, a Prefeitura de Sorocaba vai implantar o sistema BRT – Ônibus Rápido (Bus Rapid Trânsito, na sigla em inglês).
BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confiável e eficiente. Apesar de sua origem, o BRT tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus.
A diferença básica entre o BRT e o ônibus convencional é no embarque e desembarque que deve ocorrer em uma plataforma e apresentar uma velocidade elevada. ... Uma das principais vantagens do BRT é um menor custo, quando comparado ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), tanto na sua construção quanto na sua implementação.
A sigla VLT significa Veículo Leve Sobre Trilhos, ou seja sistemas de bondes, só que modernos e com mais vagões… ops, carros! é usual no meio técnico chamar cada sessão da composição de carro. Já BRT significa Bus Rapid Transit – ou seja, corredores de ônibus.
Jaime Lerner O BRT teve o Brasil como berço e nasceu dos planos do arquiteto e urbanista Jaime Lerner em 1974, prefeito de Curitiba. Muito mais que implantar um sistema de transportes, Jaime Lerner quis organizar e humanizar a cidade por meio da mobilidade urbana. E conseguiu.
BRT do Rio de JaneiroTráfego950.000 passageiros por diaFuncionamentoInício de funcionamento6 de junho de 2012Dados técnicos
O BRT é formado pela combinação de veículos, estações, serviços e corredores, que, ao serem integrados com o sistema inteligente de transporte (Intelligent Transportation System – ITS), torna-se um meio de transporte coletivo mais eficiente ante os demais (LEVINSON et al., 2003).