[ Medicina ] Respiração anormalmente lenta. Grafia no Brasil: bradipnéia.
Pacientes com dispneia devem ser mantidos em posição Fowler; Observar e anotar em prontuário o padrão respiratório (ritmo, profundidade, simetria do tórax); Administrar oxigenoterapia conforme a prescrição médica; Ao encontrar valores ou padrão respiratório alterados comunicar imediatamente ao médico e/ou a enfermeira.
adjetivo Que respira normalmente, sem problemas; refere-se à eupneia, à respiração normal. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico: eupnéico. Etimologia (origem da palavra eupneico).
Apnéia: é a ausência dos movimentos respiratórios; Dispnéia: dificuldade na execução dos movimentos respiratórios; Bradipnéia: diminuição da frequência respiratória; Taquipnéia: aumento da frequência respiratória.
[ Medicina ] Respiração anormalmente rápida. Grafia no Brasil: taquipnéia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: taquipneia.
Significado de Taquipneico adjetivo [Medicina] Referente à taquipneia; que está relacionado a aceleração do processo (ritmo) da respiração. substantivo masculino Pessoa acometida por taquipneia.
Os sinais vitais são os parâmetros que a enfermagem deve observar, anotar, registar e o mais importante, avaliar e tomar decisões que melhorem as condições de saúde dos pacientes. Os sinais vitais são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura.
A verificação dos sinais vitais, pulso, pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória deverão ser feitas em todo o paciente admitido na Unidade, e pelo menos a cada 3 horas em paciente semicríticos que estão em cuidado na estabilização.
Eupneia é um termo técnico muito utilizado na enfermagem para designar que a respiração está normal, sem problemas algum.