Como se produz o som? O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora. ... O Homem consegue produzir sons, fazendo vibrar as suas cordas vocais.
O som se propaga em ondas, as chamadas ondas sonoras. Estas podem sofrer três tipos de interferência: a reflexão, a refração e a absorção. A reflexão acontece quando a onda sonora atinge uma superfície mudando de sentido e direção. Dá-se o nome de refração ao movimento da onda quando muda de meio de propagação.
Para produzir sons mais graves ou agudos, basta que o executante dedilhe os orifícios do tubo e mude o ângulo e força do sopro. Diferente da flauta transversal, a flauta doce possui uma boquilha de geometria fixa, o que faz com que seja relativamente fácil produzir um som musical neste instrumento.
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
A voz é produzida na laringe, onde se localizam as pregas vocais (cordas vocais). ... Ao falarmos, elas se aproximam e o ar que sai dos pulmões, passando pelas pregas vocais, produzindo uma vibração que é a voz.
Novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece. São Paulo - A verdade é que nada é invisível, nem mesmo o som.
A produção do som é através das ondas de compressão e descompressão que se alternam no ar. Essas ondas sonoras se propagam pelo ar e meios materiais a partir de uma compressão ou onda mecânica longitudinal que dá origem ao som. ... Os animais e seres humanos têm a percepção do som graças ao sentido da audição.
A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.
Esticando mais a corda, a frequência de vibração fica mais alta, ou seja, o tom fica mais agudo. Ao tocar o violão, outras notas podem ser produzidas por esta corda, quando se diminui o seu comprimento, pressionando a corda com o dedo, contra os trastes do braço do violão.
O que diferencia um instrumento de outro são as amplitudes e a duração de cada um dos harmônicos presentes no som resultante; a esse conjunto de características chamamos timbre. ... Quanto maior a amplitude da onda, maior é a quantidade de energia que ela carrega, consequentemente, maior é o seu volume.