Este azulamento dos olhos ou qualquer outra alteração de cor, indica uma inflamação em uma das camadas do olho (anatomicamente chamada de túnica vascular) e recebe o nome de uveíte.
A principal característica é a mudança na aparência do olho afetado. Cães cegos ficam com o olho esbranquiçado e opaco. Eles também apresentam mais secreção e coceira ocular, piscam muito, passam mais tempo com o olho fechado e têm vermelhidão nos olhos.
A cegueira pode se manifestar em um cachorro por diferentes causas. O problema pode ser resultado da idade avançada do cão, de doenças infecciosas, diabetes, glaucoma, entre outras patologias. Mas existe também uma causa frequente que é bastante triste e lamentável: os maus tratos ao animal.
A catarata é uma das principais causas da cegueira animal e algumas das principais causas são diabetes canina, fatores genéticos e a idade avançada. Além de formação de uma capa esbranquiçada no olho, a catarata pode ser muito dolorosa para o cãozinho e, neste caso, o único tratamento é a cirurgia.
Raças de cães que podem ter olhos verdes ou azuis
A doença pode ser percebida quando o cachorro passa a apresentar uma certa opacidade nos olhos. Basta notar uma mancha esbranquiçada na região da pupila. Nestes casos, o cãozinho pode perder a visão de forma progressiva e, por isso, é fundamental buscar o suporte de um veterinário especializado em oftalmologia.
A anoftalmia é uma doença congênita em que os cães nascem sem olhos. A microftalmia é uma doença congênita que faz com que um cão nasça com olhos pequenos e subdesenvolvidos que resultam em má visão ou sem visão. Doenças cerebrais podem afetar o nervo óptico e prejudicar a visão.
Na maioria dos casos ela surge nos animais que têm entre 6 a 9 anos de idade. Se o olho do animal de estimação está ficando esbranquiçado, pode ser um sinal de catarata. Neste caso, é possível evitar danos e recuperar a visão do animal no início da doença.
Além das consultas regulares ao oftalmologista veterinário, também é preciso evitar o contato direto dos olhos do cachorro com o vento; cortar os pelos próximos à região ocular no caso de raças com pelos longos que caem nos olhos; e sempre utilizar remédios ou qualquer outro produto para os olhos do cão somente com a ...