Eles ameaçam a biodiversidade e provocam alterações físicas impactantes nos habitats. Além disso, destroem a agricultura e a pecuária, são vetores e hospedeiros de zoonoses e de doenças. Sua nocividade é tanta que é a única caça permitida no Brasil, com a finalidade de controle populacional da espécie.
Por terem vantagens competitivas e pela ausência de inimigos naturais, as espécies invasoras passam a ocupar e transformar o ecossistema a seu favor, podendo ser prejudiciais até mesmo aos seres humanos. ...
As espécies invasoras podem causar diversos prejuízos desequilibrando as teias ecológicas no ambiente (3). ... Devido a ausência de inimigos naturais, as espécies invasoras conseguem se multiplicar em massa, assim, obtém vantagens na competição, e de novo, podendo levar a extinção de espécies (11).
As Invasoras se adaptam às condições do ambiente no qual se inserem e, além de suas vantagens competitivas naturais, são favorecidas pela ausência de inimigos naturais (predadores), o que lhes permite se multiplicar e degradar ecossistemas.
Dentre as espécies exóticas invasoras de animais mais conhecidas no Brasil, constam o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).
Quando uma espécie exótica se torna prejudicial ao ecossistema, ela é chamada de espécie invasora. o principal diferença entre espécies exóticas e invasoras é que espécies exóticas são inofensivas ao ecossistema, enquanto espécies invasivas são prejudiciais ao ecossistema.
A invasão de animais e plantas exóticos é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas, acarretando em declínios populacionais e até extinção destas. ... A fuga desta espécie de seus criadouros deu condições para que se integrasse ao ambiente natural de outras espécies, expulsando anfíbios nativos.
Espécies invasivas , um dos grandes problemas ambientais de nossa era. Espécies invasivas, ou introduzidas, são organismos não nativos a uma área específica. Espécies invasivas podem causar grandes prejuízos econômicos e ambientais à nova área. Nem todas as espécies não nativas são invasoras.
Como dito anteriormente, a melhor maneira de se prevenir é impedir diretamente a introdução da espécie. Como em muitos casos esse é um procedimento impraticável, especialmente nos casos de introdução acidental, outros modos de se controlar podem sem aplicados.
As espécies invasoras destacam-se por sua alta taxa de reprodução. Elas colocam em risco a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema. As espécies invasoras são espécies exóticas que se proliferam de maneira descontrolada, ameaçando o equilíbrio de um ecossistema.