Isocóricas – pupilas com diâmetros iguais; Fotorreagentes – quando reagem à exposição da luz contraindo-se e dilatando no escuro; Anisocóricas – uma pupila maior do que a outra provável lesão no cérebro (no lado inverso da pupila dilatada);
Geralmente, as pupilas humanas são idênticas. Mas, em alguns casos, elas podem apresentar uma variação de tamanho – e isso é o que chamamos de anisocoria. Apesar do nome difícil e pouco citado, estima-se que cerca de 20% da população tenha essa condição. Entretanto, nem sempre isso é sinal de um problema.
As pupilas são normais quando apresentam formas circulares, centradas e com diâmetro entre 2.50 até 3.50 mm. Sua avaliação é feita através de um estímulo luminoso no olho (lanterna) quando se espera obter resposta pupilar bilateral e simétrica.
A avaliação pupilar consiste em avaliar o tamanho das pupilas, sua simetria e presença de reflexo foto motor. O tamanho pupilar é controlado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático. O nervo simpático ocasiona dilatação (MIDRÍASE – 7 a 8 mm), por outro lado o parassimpático ocasiona contração (MIOSE – 1 a 2 mm).
Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.
Anisocoria ocorre quando as pupilas assumem tamanhos desiguais. Por esse motivo, ela pode ser conhecida simplesmente pelo termo "pupilas diferentes".
Ela aumenta ou diminui dependendo da quantidade de luminosidade que há no ambiente. Quando estamos em lugar muito iluminado (como num dia ensolarado na praia, por exemplo) a pupila fica pequena para evitar um pouco a entrada de luz, tornando possível enxergar bem. O inverso acontece quando estamos no quarto escuro.
Fechar os olhos do paciente por alguns segundos; Abrir os olhos e com a lanterna clínica incidir a luz diretamente sobre cada uma das pupilas por alguns segundos; Avaliar, classificar e registrar no prontuário.