Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro "purificado", como você confere no infográfico ao lado. ... Tanto siderúrgicas quanto metalúrgicas seguem mais ou menos o mesmo processo de fabricação.
Além do minério de ferro, do coque e do calcário outras matéria primas são utilizadas para na industria siderúrgica, entre elas está o minério de manganês e a sucata de aço, que assume papel importantíssimo pois não só corresponde ao reaproveitamento de material como também substituto para o ferro gusa na fabricação de ...
PRINCIPAIS PRODUTOS SIDERÚRGICOS Os produtos siderúrgicos se dividem em duas famílias principais, os aços e os ferros fundidos. A melhor maneira de se entender a diferença entre aços e ferros fundidos é fazermos uma rápida análise do diagrama ferro-carbono.
Dentro da metalurgia temos a siderurgia, a qual estuda as técnicas de elaboração dos produtos ferrosos: gusa (liga de ferro e carbono com um teor de carbono), aço e ferros fundidos. ... O agente redutor utilizado na siderurgia é o coque, proveniente do carvão mineral.
Na siderurgia, usa-se carvão mineral, e em alguns casos, o carvão vegetal. ... O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, para obtenção do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboquímicos. No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão.
De modo geral, as indústrias siderúrgicas podem ser classificadas em dois tipos de acordo com sua estrutura de produção: as usinas integradas e as semi-integradas. Nas usinas integradas, as atividades de transformação do minério de ferro e de produção do aço são realizadas na mesma unidade industrial.
A indústria siderúrgica é responsável por uma grande movimentação econômica, afinal, é ela que fornece insumos para diversos outros segmentos. Em outras palavras, a siderurgia produz ferro fundido e aço, materiais essenciais para a indústria de transformação e a construção civil.
As indústrias siderúrgicas pode ser classificada como: Integradas – que operam as três fases básicas: redução, refino e laminação. Participam de todo o processo produtivo e produzem aço. Semi-integradas - que operam duas fases: refino e laminação.