Os exames de ordem genérica são:
A perícia grafotécnica é uma ciência que tem por objetivo precípuo verificar a autenticidade ou a falsidade material de uma assinatura ou texto manuscrito, e/ou sua autoria.
Grafoscopia é a parte da documentoscopia que estuda as escritas com a finalidade de verificar se são autênticas ou não e determinar a autoria quando desconhecida.
Calibres: dimensões dos caracteres. Espaçamentos Gráficos: distâncias analisadas na escrita. Comportamentos Gráficos: direções e distâncias consideradas da escrita em relação à pauta ou base. ... Inclinação da Escrita: média de inclinação dos caracteres e complexos da escrita.
Não é necessário ser de uma área específica para se tornar um Perito Grafotécnico. Sobretudo, a maioria dos interessados nessa atuação são os profissionais e estudantes de Pedagogia, Psicologia, História, Letras, Direito, Arquivologia, Biblioteconomia, Gestão de RH, e pessoas com o Ensino Médio Completo.
O valor da perícia grafotécnica feita por um assistente técnico inicia-se em R$ 3.500,00 e poderá atingir valores bem maiores dependendo dos serviços inclusos e da quantidade de assinaturas.
O curso de pós-graduação em Perícia Grafotécnica para Pedagogo visa a capacitação para a atuação em investigações criminais, elaboração de perícias, laudos e pareceres de âmbito grafotécnico, utilizando para tal conhecimentos técnicos e científicos.
Conhecida também por grafotécnica, a grafoscopia é uma parte da documentoscopia que estuda a escrita ou grafismo, verificando sua autenticidade através de estudos de características que nos individualizam. É um exame que visa reconhecer a grafia comparando com outra, feito por perito grafotécnico.
A documentoscopia engloba algumas técnicas específicas, entre elas, a grafoscopia. Também com o objetivo de analisar a autenticidade dos documentos, a grafoscopia tem como base o estudo da escrita manuscrita. Desse modo, é analisado com profundidade as singularidades das assinaturas que cada indivíduo apresenta.
OBJETIVO DA GRAFOTÉCNICA A perícia grafotécnica é o ramo da documentoscopia que tem por objeto o estudo e a análise dos elementos constitutivos da escrita manual, com o intuito de individualizá-la.