Produtividade primária líquida ou PPL, é produtividade primária bruta menos a taxa de perda de energia para o metabolismo e manutenção. Em outras palavras, é a taxa à qual a energia é armazenada como biomassa por plantas ou outros produtores primários e disponibilizada aos consumidores no ecossistema.
A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. Em ecossistemas estáveis, com frequência a produção de (P) iguala o consumo de (R).
A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração.
A produtividade primária líquida, por sua vez, tem o desconto de outros fatores do ambiente — como luz, água, disponibilidade de nutrientes do meio e o gás carbônico. Por efeito, ela define a taxa de armazenamento da matéria orgânica dos tecidos, ou seja, o que restou do que foi produzido.
A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007). ... A PPL é altamente variável no espaço e no tempo.
Para chegar à Produtividade Primária Líquida, é necessário descontar da Produtividade Primária Bruta o total de matéria orgânica que consumida pelos seres vivos da área ambiental pesquisada.
O cálculo é feito da seguinte forma: PPB = quantidade de matéria orgânica em gramas/período/área ambiental. ... Então, temos que: Produtividade Primária Líquida = Produtividade Primária Bruta – matéria orgânica consumida no processo de respiração dos autótrofos (R).
Que fatores limitam a produtividade primária líquida dos ecossistemas terrestres? R. Disponibilidade de luz e temperatura, água e nutrientes. ... Podemos também examinar a quantidade de produção primária em termos da quantidade total produzida em 1 ano entre os diferentes ecossistemas.
Produtividade Primária Bruta (PPB): é a fotossíntese em escala ecossistêmica e consiste na propriedade do dossel florestal responsável pela captação do carbono atmosférico. Produtividade Primária Líquida (PPL): é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural.
A Produtividade Primária Bruta (PPB) corresponde à quantidade total da produção de matéria orgânica em um ecossistema. ... Para chegar à Produtividade Primária Líquida, é necessário descontar da Produtividade Primária Bruta o total de matéria orgânica que consumida pelos seres vivos da área ambiental pesquisada.