A pintura rupestre encontradas na Toca de Pajaú apresentava certos aspectos que eram comum na vida diários dos grupos que existiam na pré-históricas do Brasil. É uma fonte histórica importante para entender a história da humanidade e as particularidades da sociedade de Pajaú.
A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. ... Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.
Rico em arte rupestre, o Piauí tem um dos mais importantes vestígios que ajudam a recontar a origem da humanidade a partir da pré-história. No sítio Poço da Bebidinha, o emaranhado de formações rochosas forma parte do Cânion do Rio Poti. ... Ele tenta desvendar os mistérios presentes nas gravuras pré-históricas.
Veja a imagem de uma das esculturas pré-históricas mais famosas, a "Vênus de Willendorf". Sobre essa escultura, é correto afirmar que: a) foi encontrada no sítio arqueológico da Serra da Capivara, no Sul do Piauí. b) foi descoberta em 1990, por um arqueólogo chamado Willendorf.
A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos. Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.
A gente pode entender por meio das pinturas rupestres o cotidiano das pessoas, como eram os animais daquela época, a dança, a caça… A Pintura Rupestre é a mais antiga representação artística da história da humanidade. ... O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.
Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar. Eles também acreditavam que poderiam matar um animal que fosse desenhado ferido mortalmente em uma caverna.
A arte rupestre encontrada ao longo de quase três quilômetros, apresenta figuras pontilhadas, formas arredondadas, olhos que parecem surgir entre as pedras. Os arqueólogos da Universidade Federal do Piauí dizem que a diversidade de gravuras mostra que diferentes grupos viveram por lá.
Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.