O método mais confiável para estimar a pressão sistólica na artéria pulmonar (PAP) pelo ecocardiograma é a medida da velocidade máxima do refluxo valvar tricúspide, quando presente(4). Tal parâmetro permite calcular o gradiente de pressão entre o ventrículo direito (VD) e o átrio direito (AD).
Os critérios diagnósticos são: pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP) > a 30 mmHg e a diastólica (PDAP) > a 15 mmHg , pressão média na artéria pulmonar (PMAP) > 25 mmHg em repouso, ou > 30 mmHg durante o exercício1,2.
Os valores normais da PMAP em adultos, ao nível do mar, é de até 20 mmHg. Entre 21 e 24 mmHg, os valores são considerados supranormais e limítrofes para HP. O plano de corte de 25 mmHg para HP é um valor empírico e prevalente entre os pesquisadores.
Hipertensão arterial pulmonar (HP) ocorre quando os níveis de pressão da artéria pulmonar são desproporcionalmente elevados para um dado nível de fluxo sanguíneo pulmonar. Valores de pressão arterial pulmonar média superiores a 25mmHg em repouso ou 30mmHg em exercício permitem o diagnóstico de HP.
Na circulação pulmonar distal, através da insuflação do balão terminal (cateter de Swan-Ganz), será obtida a pressão de oclusão da artéria pulmonar, que indiretamente avalia a pressão de enchimento do ventrículo esquerdo (link para vídeo educativo).
A hipertensão pulmonar é uma condição grave que pode causar sintomas de falta de ar, inchaço nas pernas ou palpitação cardíaca.
A hipertensão pulmonar é um quadro clínico em que ocorre a elevação da pressão das artérias dos pulmões. Apesar de ser uma doença incomum, esta condição pode acometer qualquer pessoa, mas é mais prevalente em mulheres adultas.
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma doença rara que faz com que a pressão arterial nos pulmões seja mais alta. Apesar de poder atingir qualquer pessoa, a HAP é mais comum em mulheres, principalmente naquelas entre 20 e 40 anos.
Um diagnóstico definitivo de hipertensão pulmonar geralmente requer a introdução de um tubo através de uma veia em um braço ou uma perna até o lado direito do coração para medir a pressão sanguínea no ventrículo direito e na artéria pulmonar (cateterismo do lado direito do coração ).