A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamo-colunar (JEC), tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de as mesmas se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de útero4.
A importância do encontro de células colunares endocervicais está na afirmação de que a JEC foi alcançada durante a colheita do material. Isto é muito importante, pois é nesta localização que incide com maior freqüência o tipo histológico mais comum de câncer do colo uterino: o carcinoma de células escamosas.
A representação das células da JEC nos esfregaços cérvico-vaginais é importante, pois nelas é que se iniciam a maioria das neoplasias do colo uterino, que são mais incidentes em mulheres com idade superior a 40 anos.
A junção escamo-colunar (JEC) é a região do colo onde incidem preferencialmente as doenças de natureza pré-maligna e maligna. A representação celular da JEC assegura que a amostra é representativa. Para a coleta no ectocérvice utiliza-se espátula de Ayre, do lado que apresenta reentrância.
A metaplasia escamosa é uma alteração benigna do tecido que reveste o útero, em que as células uterinas sofrem transformação e diferenciação, fazendo com que o tecido tenha mais de uma camada de células alongadas.
A representação das células da JEC nos esfregaços cérvico-vaginais é importante, pois nelas é que se iniciam a maioria das neoplasias do colo uterino, que são mais incidentes em mulheres com idade superior a 40 anos.
Na mulher jovem, o epitélio cilíndrico transborda na exocérvice e pode constituir um ectrópion. Este é corrigido, na puberdade, por um fenômeno de metaplasia malpighiana, que substitui as células cilíndricas por um epitélio malpighiano estratificado.
Os achados JEC visível, ZT tipo I e vascularização típica são achados de normalidade. Não se preocupe. O seu médico encontrou uma alteração (zona de transformação atípica) no colo uterino que ele caracterizou como "pontilhado fino no lábio posterior". Essa alteração é classificada como achado colposcópico menores.
A junção escamo-colunar (JEC) é o local onde o epitélio ectocervical encontra o epitélio endocervical. Essa junção é caracterizada por uma abrupta mudança de células escamosas estratificadas não queratinizadas para epitélio colunar simples, é visível colposcopicamente e pode ser demonstrada histologicamente.