A Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode ser obtida de forma online, com entrega pelos Correios. Basta acessar o portal do Detran. SP (www.detran.sp.gov.br), clicar em "Serviços Online">"CNH-Habilitação"> "Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior? Solicite a PID".
Antes, a PID tinha a mesma validade da CNH. Ou seja, se o motorista emitisse a PID logo depois de renovar a carteira, a permissão internacional expiraria junto a CNH em cinco anos. Agora, o documento internacional é válido por três anos no máximo ou até a expiração da CNH, o que ocorrer primeiro.
Quanto custa para tirar a carteira de motorista internacional (PID)? Existe uma taxa para obter o documento, que varia de estado para estado: de R$ 1 reais, em média. Além deste, o único custo é o frete dos correios.
O documento funciona como uma tradução da Carteira Nacional de Habilitação para sete idiomas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo. Esse documento é aceito em mais de 100 países signatários da Convenção de Viena e deve ser apresentado junto à CNH brasileira.
Podem requerer a PID condutores habilitados e em situação regular, com CNH definitiva ou permissão para dirigir, dentro do prazo de validade do documento. A PID deverá ser requerida junto ao Departamento de Trânsito (Detran) do Estado em que sua CNH foi emitida.
A CNH brasileira é aceita na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela.
Países signatários da Convenção de Viena e com acordos de reciprocidadePaísDenominação OficialReconhecimentoEstados UnidosEstados Unidos da AméricaReciprocidadeEstôniaRepública da EstôniaConvenção de VienaFilipinasRepública das FilipinasConvenção de VienaFinlândiaRepública da FinlândiaConvenção de VienaMais 146 linhas
Para solicitar o documento é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagar uma taxa de R$ 46,48. A PID é entregue no endereço do motorista em um prazo de aproximadamente 10 dias úteis. Quem já estiver em outro país também pode pedir a permissão.
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é emitida para que o condutor habilitado no Brasil (com Permissão para Dirigir ou CNH definitiva) possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade.