Como criar um museu em 7 passos
Museus são lugares incríveis, quase templos históricos, que guardam com o máximo cuidado tudo aquilo que não pode se perder com o tempo. Esculturas, pinturas, telas, objetos pessoais, móveis e relógios são alguns itens bem comuns conservados em museus, como você bem sabe.
De R$20.000 a R$1 milhão, você só conseguirá entender quanto vai precisar investir para montar um museu depois que você tiver feito o seu plano de negócio e conseguido estabelecer quais são as características que o seu negócio terá.
Se universidades e agências públicas de fomento são fundamentais para a operação cotidiana dos museus, e empresas privadas costumam patrocinar exposições, as doações individuais são um complemento importante para garantir a manutenção das instituições e a ampliação de seus acervos.
As funções básicas dos museus são a preservação, a investiga- ção e a comunicação. E suas finalidades gerais são educação e lazer. Ao lado dessas funções básicas e finalidades gerais, o museu pode ter funções e finalidades específicas, em sintonia com a sua missão ou a causa para a qual foi criado.
O museu deve escolher qual o sistema de numeração mais apropriado, de acordo com suas necessidades. O mais recomendado é o sistema de numeração alfanumérico. A numeração alfanumérica é a codificação elaborada a partir de letras e números. Para a numeração das coleções, recomenda-se a o modelo bipartido ou tripartido.
Todo museu precisa ter bem detalhado os seus espaços. Para isso, faz-se necessário que a instituição pense a finalidade de cada um deles. O Projeto Museográfico pensa a arquitetura do museu, cuja finalidade é a de estabelecer uma experiência cognitiva entre o sujeito e o bem cultural salvaguardado por ele.
O museu é o lugar onde estão guardadas as coleções de objetos artísticos, científicos ou de outro tipo, em geral de valor cultural, convenientemente organizados para que sejam observados. Não existem museus apenas de arte, mas de todo tipo, como científicos, etnográficos e botânicos, dentre outros.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand/Ingressos
A entrada no museu já é gratuita, tradicionalmente, todas as terças-feiras. O ingresso dá direito a visitar todas as exposições em cartaz. Atualmente estão no seguintes: Beatriz Milhazes: Avenida Paulista; Degas; Sala de vídeo: Mark Lewis; e Acervo em Transformação, a mostra de longa duração do museu.