Documentação do motorista
É obrigatório portar nota fiscal com as informações do produto, declaração do expedidor sobre o acondicionamento adequado, ficha de emergência e envelope para transporte, emitidos pelo fornecedor e usados em caso de acidentes.
As resoluções da ANTT listam a documentação obrigatória que deve ser levada no veículo ao transportar cargas perigosas. São eles: – Originais do CTPP ou do CIPP (Certificados de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos) e, no caso de transporte a granel, do CIV (Certificado de Inspeção Veicular);
Na sequência, veja quais são os principais documentos para o transporte de produtos químicos e saiba como essa etapa logística deve acontecer.
O Inmetro realiza o processo de certificação dos galões de combustível. Portanto, eles devem ser suficientemente resistentes para garantir a segurança do usuário. Caso o recipiente não seja metálico, é permitido o limite máximo de capacidade de até 50 litros.
O transporte de líquidos (água ou combustível) é feito através de tanques. Para o transporte de água, utiliza-se carroceria tanque de aço, e para o transporte de combustíveis, é usada a carroceria tanque de aço. No transporte rodoviário de líquidos por tanques são usuais os tanques com seções elípticas.
Se realizado de forma inadequada, o transporte de produtos perigosos oferece sérios riscos para a população e o meio ambiente. Se houver algum acidente, como o tombamento de uma carreta, pode causar o vazamento de substâncias inflamáveis, com possibilidade de explosões e incêndios.
O motorista deve carregar sempre sua Carteira Nacional de Habilitação, Cédula de Identidade e Certificado de Conclusão do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP), sendo que o porte deste certificado só se torna obrigatório caso o campo "observações" da Carteira Nacional de Habilitação não apresentar a ...
Para garantir a segurança durante todo o trajeto, o transporte de produtos químicos deve ser realizado por meio de veículos e equipamentos adequados. Contando sempre com os condutores aptos para realizar tal função, além da habilitação deve contar com diversos treinamentos.
O Motorista deve portar: Carteira Nacional de Habilitação; Cédula de Identidade e Certificado de Conclusão do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) o porte desse documento é necessário somente se o campo observações da Carteira Nacional de Habilitação não apresentar a informação "Transportador de Carga ...