Filosofia. Para ser filósofo, é preciso fazer-se capaz de transcender, de avaliar e de atribuir sentido à própria vida e ao mundo em que se vive, buscando respectivamente transformá-la e transformá-lo sempre que se fizer necessário.
O primeiro passo do filosofar é inventariar valores que explicam e orientam a própria vida e a vida da sociedade, e que dimensionam as finalidades da prática humana.
só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes confirmando-os ou rejeitando-os." (KANT, Immanuel.
Resposta: Qualquer pessoa pode ser um filósofo, conquanto que possua suas faculdades intelectuais plenamente em funcionamento, pois se a racionalidade é a primeira exigência para que alguém se torne filósofo, e se todos os homens possuem racionalidade, logo todo ser humano pode tornar-se filósofo.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
Filósofo é aquele que põe suas convenções, suas ideologias, e até suas felicidades, a parte das respostas. ... Para filosofar, ele só precisa pensar e não parar, porque os que param de perguntar são os ignorantes; o filósofo nunca se satisfaz porque sabe que, como Sócrates, não sabe de nada.
O modo como se ensina e aprende filosofia deve ser coerente quanto ao próprio modo de produção do seu conhecimento: ela não é uma ciência acabada. Por esta razão, deve-se exercitar o seu uso criticamente.
Kant Kant, filosofo alemão, assim se refere ao filosofar: "Não é possível aprender qualquer filosofia; [...]
Quando acontece algo inexplicável, surpreendente ou raro conosco ocorre uma situação estranha, o espanto. Costuma-se dizer que estamos espantados quando um acontecimento nos causa certo impacto emocional ou uma situação de estranheza.