Esse fenômeno religioso, uma das marcas da religiosidade brasileira, caracterizado pela interpenetração de crenças, ritos e costumes de diferentes religiões, onde o indivíduo mistura e se apropria na sua prática religiosa de elementos de diferentes religiões, é chamado de: Pluridentidade religiosa.
A importância do pluralismo religioso é a convivência pacífica, situação considerada mais ausente do que presente no campo religioso.
Que se estabelece entre religiões (ex.: diálogo inter-religioso). ... Relativo a várias religiões.
Cada etnia indígena tinha sua visão de mundo. Ou seja, sempre houve uma pluralidade religiosa por aqui, mas pluralismo é coisa mais recente. Envolve a ideia de Estado laico e liberdade religiosa. Os colonizadores de então impuseram sua fé cristã como única possibilidade.
[Filosofia] Várias identidades em um só corpo.
O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos.
1. Diálogo inter-religioso. Trata-se da ideia de que as diferentes religiões existentes no mundo devem tentar o dialogo e o respeito mutuo e, evitar a busca pela supremacia mundial, evitando as guerras por intolerância religiosa.
Três principais posturas são perceptíveis frente ao pluralismo religioso atual: 1) resistência e oposição, com tendências de exclusivismo e fundamentalismo; 2) to- lerância, uma vez que não se pode impedir a livre manifestação de cada pessoa ou grupo, mas sem o reconhecimento dos valores do outro; 3) acolhida, ...
RESUMO: O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos.