O bisfenol A (BPA) é utilizado na produção de plásticos e resinas e pode ser nocivo para a saúde. O bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi.
Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.
"O Bisfenol A (BPA) está presente somente na composição do plástico conhecido como policarbonato (PC). Este material era utilizado para fabricação de mamadeiras e o seu uso para esta aplicação, por precaução, está proibido desde agosto de 2011, por resolução da ANVISA.
BPA free nada mais é que a sigla utilizada para indicar que um produto é livre de bisfenol A.
Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.
A substância analisada na pesquisa, chamada bisfenol A (BPA), está no centro de uma controvérsia sobre seus efeitos na saúde. Alguns estudos sugerem que o BPA está associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes, infertilidade e algumas formas de câncer.
Número 5 | PP Ele é utilizado em embalagens de plástico mais flexíveis, como as de sorvete, ou ainda para potes de usar na cozinha, uma vez que podem ser colocados no micro-ondas sem oferecer riscos.
Como identificar o BPA no seu pote de plástico: Apenas produtos com o código 7 podem conter BPA. Então, se tem qualquer outro número, pode ficar tranquilo: é BPA free!
O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos. De óculos de sol a acessórios de automóveis, produtos com BPA estão por toda parte.
Plásticos tipo 1 (PET): plástico transparente das garrafas de bebidas, óleo, etc. Não liberam bisfenol nem quando resfriados ou aquecidos, mas liberam antinônio quando aquecidos ou reutilizados.